2.4 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  1:46
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Irã pode ter fornecido munição para a Rússia, diz a Sky News do Reino Unido

A emissora britânica Sky News informou na segunda-feira (5), que o Irã pode ter fornecido não apenas drones de ataque, mas também munição para a Rússia.

A emissora britânica Sky News informou na segunda-feira (5), que o Irã pode ter fornecido não apenas drones de ataque, mas também munição para a Rússia.

A emissora citou uma fonte de segurança autorizada para afirmar que “um suposto contrato de armas visto pela Sky News oferece a primeira evidência concreta de que o Irã vendeu munição para a Rússia para sua invasão da Ucrânia”.

Acrescentou que, “se for autêntico, o documento de 16 páginas, datado de 14 de setembro de 2022, parece ser para amostras de tamanhos variados de projéteis e foguetes de artilharia e tanques”.

Acredita-se que os negócios tenham um valor total de 1,75 milhão de dólares.

Foi alegado que o acordo foi firmado entre o “Ministério da Defesa e Logística das Forças Armadas do Irã e a empresa estatal russa de exportação e importação militar, JSC Rosoboronexport”.

O documento pressupõe o uso de dois portos iranianos – Anzali e Amirabad – ao longo do Mar Cáspio e um aeroporto de Teerã para o envio de itens.

A fonte afirmou que o documento é 100% autêntico e se refere à venda de amostras de armas “antes de outras remessas”.

A Ucrânia acusou o Irã de fornecer drones à Rússia. No início deste ano, a mídia ocidental informou que o Irã também estava fornecendo munição para a Rússia.

O governo iraniano tem negado consistentemente o fornecimento de quaisquer armas, incluindo munição, para uso na Ucrânia.