Sergei Surovikin, comandante-chefe das Forças Aeroespaciais da Rússia e vice-comandante das forças russas na Ucrânia, foi preso após um golpe fracassado de Yevgeny Prigozhin, financiador da Wagner Private Military Company (PMC), informa o The Moscow Times.
Citação de uma fonte: “No contexto de Prigozhin. Aparentemente, ele [Surovikin] escolheu o lado de Prigozhin durante a revolta, e eles o pegaram.”
Detalhes: Respondendo a uma pergunta sobre o paradeiro do general, a fonte respondeu: “Não estamos nem comentando essa informação por meio de nossos canais internos”.
Outra fonte comentou sobre o objetivo da prisão da seguinte forma: “A situação com ele não era ‘OK’. Para as autoridades. Não posso dizer mais nada”.
O primeiro relato da possível prisão de Surovikin surgiu no canal do Telegram de um blogueiro alinhado ao Kremlin, Vladimir Romanov. Ele afirmou que Surovikin foi preso em 25 de junho, imediatamente após o motim do Wagner PMC. Romanov afirmou que Surovikin estava detido no Centro de Detenção Lefortovo, em Moscou.
O informante ressalta que a fonte dessa informação é desconhecida.
Uma fonte disse ao The Moscow Times que não estava totalmente claro se Surovikin tinha conhecimento prévio da rebelião de Prigozhin.
A fonte disse que Surovikin supostamente “não foi particularmente obediente quando recebeu a tarefa de ler o texto para a câmera e agir, foi muito rude com a liderança”. Ele disse que isso poderia ter dado a impressão de que Surovikin fazia parte da “coalizão de Prigozhin”.
Alexei Venediktov, editor-chefe da estação de rádio Ekho Moskvy, relatou que Surovikin “não entra em contato com sua família há três dias e que seus guardas não respondem”.
Anteriormente, o The New York Times, citando autoridades dos EUA informadas sobre a inteligência, observou que Surovikin estava ciente dos planos de Prigozhin de lançar uma rebelião armada contra a liderança militar da Rússia.
As autoridades dos EUA estão, agora, tentando determinar se Surovikin ajudou a planejar o golpe.
Surovikin gravou um vídeo no sábado, 24 de junho, condenando a rebelião de Prigozhin e pedindo que os wagneritas parassem.
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
- Taiwan presta homenagens às vítimas de ataque em Taipei - 21 de dezembro de 2025 11:18 pm

