As autoridades meteorológicas japonesas dizem que faixas de nuvens de trovoadas estão causando fortes chuvas na província de Kochi, no oeste do Japão.
Espera-se que uma frente fria também traga chuvas fortes para mais prefeituras ao longo da costa do Pacífico e outras áreas.
A frente está sendo alimentada pelo ar úmido em torno da Tempestade Tropical Mawar e está causando chuvas.
Na manhã desta sexta-feira (2), as autoridades meteorológicas emitiram um alerta de chuva forte para a prefeitura de Kochi, no oeste do país, depois de confirmarem que faixas de nuvens espessas de trovões estavam pairando sobre a área.
Na cidade de Tosashimizu, em Kochi, foram registrados 88 milímetros de chuva em um período de uma hora até as 9 horas da manhã. O Aeroporto de Kochi recebeu 60,5 milímetros de chuva por hora.
O aviso diz que o risco de desastres que ameaçam a vida, como deslizamentos de terra e inundações, está aumentando rapidamente. As pessoas estão sendo aconselhadas a evacuar para locais seguros.
A Agência Metrológica do Japão adverte que essas faixas de nuvens de trovoadas também podem se desenvolver nas regiões de Chugoku, Shikoku, Kinki e Tokai.
Enquanto isso, a tempestade tropical Mawar está passando perto da ilha de Amami, na província de Kagoshima. Grandes áreas ao redor de Okinawa e Kagoshima estão dentro da zona de ventos fortes da tempestade. O mar continua agitado.
As autoridades meteorológicas dizem que a tempestade continuará a se deslocar para o leste no Pacífico.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















