O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, concordaram em intensificar a cooperação entre os dois países.
Austin se reuniu com Singh em Nova Délhi na segunda-feira (5), como parte de sua viagem de dois dias ao país.
O Ministério da Defesa da Índia anunciou que os chefes da defesa “concluíram um roteiro para a Cooperação Industrial de Defesa EUA-Índia, que guiará a direção da política para os próximos anos”.
O ministério disse que os dois lados identificarão oportunidades para o co-desenvolvimento de novas tecnologias e a co-produção de sistemas novos e existentes.
Singh tuitou que as conversas abordaram o aumento da cooperação em diversas áreas “incluindo a convergência de interesses estratégicos e a cooperação de segurança aprimorada”.
A iniciativa estava alinhada com a aparente pressão da Índia para adquirir armas de outros países que não a Rússia, cujo armamento tem se tornado cada vez mais difícil de obter desde que começou a invasão da Ucrânia. A construção de melhores laços com os EUA também é útil para a Índia em um momento em que suas relações com a China continuam tensas por causa de questões de fronteira.
Washington, por sua vez, vê a Índia – uma das principais nações emergentes e em desenvolvimento do “Sul Global” – como um contrapeso importante para uma Rússia belicosa e uma China cada vez mais hegemônica.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, deve visitar Washington no final deste mês para uma visita oficial de Estado e manter conversações com o presidente dos EUA, Joe Biden.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















