O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse que as tropas de seu país já iniciaram uma contra-ofensiva contra as forças da Rússia.
Zelenskyy fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. A coletiva de imprensa foi realizada no sábado (10), após o encontro deles na capital, Kiev.
Zelenskyy disse que as ações contraofensivas e defensivas contra as forças russas estão em andamento.
Mas evitou fornecer detalhes. Ele disse que não mencionaria em que estágio ou fase elas estão.
Zelenskyy disse estar confiante de que a operação será bem-sucedida. Ele mencionou que fala com os comandantes todos os dias, e que todos estão em um clima positivo.
O presidente russo, Vladimir Putin, observou na sexta-feira (9), que as forças ucranianas iniciaram sua esperada contraofensiva.
O Ministério da Defesa britânico disse no sábado (10), que “nas últimas 48 horas, operações ucranianas significativas foram realizadas em vários setores do leste e do sul da Ucrânia”.
Ele disse: “Em algumas áreas, as forças ucranianas, provavelmente, fizeram um bom progresso e penetraram na primeira linha de defesa russa. Em outras, o progresso ucraniano tem sido mais lento”.
O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse no sábado que, nas últimas 24 horas, as forças ucranianas tentaram realizar operações de contraofensiva nas regiões sul de Donetsk e Zaporizhzhia, e nos arredores de Bakhmut.
Mas Konashenkov disse que as forças ucranianas continuaram a falhar. Ele enfatizou que as forças russas têm repelido seus ataques.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















