A Comissão Eleitoral da Tailândia confirmou oficialmente os resultados das eleições gerais do mês passado. Espera-se que a primeira sessão do parlamento seja convocada no início do próximo mês, mas ainda não se sabe qual será o formato do novo governo.
A comissão anunciou na segunda-feira (19), que aprovou os resultados para 500 membros da câmara baixa.
O partido progressista Move Forward, liderado por Pita Limjaroenrat, conquistou o maior número de cadeiras, 151.
Ele está em negociações com sete outros partidos de oposição para formar um governo de coalizão, com o objetivo de eleger Pita como primeiro-ministro.
A coalizão garantiu mais de 310 assentos na câmara baixa. Mas, para assumir o poder, ainda precisa de cerca de 60 votos dos senadores, que foram efetivamente escolhidos a dedo pelos militares após o golpe de 2014.
Pita também se deparou com outro obstáculo devido à sua participação em uma empresa de mídia, algo que a Constituição proíbe aos legisladores.
A comissão eleitoral está investigando o caso.
Pita nega a alegação, dizendo que recebeu as ações como parte do patrimônio de seu falecido pai e que elas foram transferidas para um herdeiro.
Mas a controvérsia mostra que os partidos da coalizão enfrentam um caminho difícil na tentativa de formar um novo governo.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am