A China apresentou uma queixa contra a Coreia do Sul depois que Seul convocou o embaixador chinês no país por causa de comentários que advertiam contra a inclinação em direção aos Estados Unidos.
O enviado chinês, Xing Haiming, disse ao líder do maior partido de oposição da Coréia do Sul, na última quinta-feira (8), que há aqueles que apostam na vitória dos EUA e na derrota da China e que, com certeza, se arrependerão.
Xing, aparentemente, estava se referindo à política do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, de aumentar os laços com os EUA.
Na sexta-feira, a Coreia do Sul apresentou um protesto ao embaixador, dizendo que as observações poderiam constituir uma tentativa de interferir em seus assuntos internos.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse no domingo que o ministro assistente das Relações Exteriores, Nong Rong, convocou o embaixador sul-coreano, Chung Jae-ho, no dia anterior para expressar “séria preocupação e insatisfação” sobre o que chamou de “resposta imprópria” de Seul.
O ministério também disse que Nong pediu a Seul que refletisse sobre o relacionamento entre os dois países e trabalhasse com a China para promover laços saudáveis e estáveis.
Em abril, a China e a Coreia do Sul trocaram duras críticas sobre um comentário que o presidente Yoon fez sobre Taiwan.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am