O presidente dos EUA, Joe Biden, recebeu o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Washington na quinta-feira (8). Essa foi a primeira visita de Sunak à Casa Branca, desde que assumiu o cargo em outubro. Os dois já haviam se encontrado várias vezes em eventos diplomáticos.
Sunak está buscando restabelecer os laços com a União Europeia depois que o Reino Unido se retirou do bloco. Ele e Biden anunciaram um acordo histórico para a cooperação transatlântica.
A relação de investimento entre os EUA e o Reino Unido já é a maior do mundo. Ela vale mais de 1,5 trilhão de dólares em ações e sustenta quase 3 milhões de empregos.
Biden e Sunak disseram que trabalharão juntos para garantir ainda mais as cadeias de suprimentos de semicondutores e minerais essenciais. Eles também desenvolverão conjuntamente a inteligência artificial, garantindo que a tecnologia seja usada com segurança.
Biden disse: “Discutimos como podemos continuar a adaptar e atualizar nossa parceria para garantir que nossos países permaneçam na vanguarda de um mundo em rápida mudança”.
Sunak fez eco às observações, dizendo: “Podemos moldar o mundo mais uma vez em nossa busca por liberdade, prosperidade e as possibilidades de uma nova era, e isso começa com nossa maior prioridade: a segurança nacional”.
Os dois líderes disseram que estão orgulhosos de serem os “maiores contribuintes” para o esforço militar da Ucrânia. Os EUA e o Reino Unido já concordaram em fornecer treinamento para pilotos ucranianos em caças F-16. Entretanto, eles não mencionaram se fornecerão as aeronaves de fato.
Os líderes disseram que aumentarão a segurança na região do Indo-Pacífico por meio de sua parceria com a Austrália, conhecida como AUKUS. Seus países estão fornecendo aos australianos submarinos movidos a energia nuclear.
E disseram que vão rastrear as capacidades tecnológicas da China, que Biden afirma estarem sendo usadas para armas de destruição em massa e “intervenção de inteligência”.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am