Os líderes das duas maiores democracias do mundo afirmam que estão comprometidos em estreitar seus laços. O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anunciaram novas iniciativas em tecnologia, energia e equipamentos militares.
Biden deu as boas-vindas a Modi em Washington na quinta-feira (22), quando milhares de apoiadores saudaram o líder indiano. A reunião ocorre em um momento em que os EUA enfrentam tensões crescentes com a Rússia e a China.
Biden disse: “Os desafios e oportunidades que o mundo enfrenta neste século exigem que a Índia e os Estados Unidos trabalhem e liderem juntos, e nós estamos trabalhando”.
Biden está procurando reforçar o apoio no Indo-Pacífico e busca maior colaboração com parceiros na região.
A Índia concordou em comprar drones dos EUA e em produzir conjuntamente motores para aviões de combate. O acordo pode ajudar os líderes de Nova Délhi a acabar com sua dependência de suprimentos militares da Rússia.
Modi disse: “A estreita cooperação de defesa entre a Índia e os Estados Unidos simboliza a confiança mútua e as prioridades estratégicas compartilhadas, afastando-se do antigo preconceito em nosso relacionamento”.
Ainda assim, os legisladores dos EUA pediram a Biden que levantasse questões de direitos humanos, especialmente a forma como o governo de Modi trata as minorias. No entanto, Modi disse em uma coletiva de imprensa que não há “absolutamente nenhuma discriminação”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















