Um grupo de pesquisa sediado nos EUA afirma que imagens de satélite mostram atividade intensa em uma estação de lançamento na Coreia do Norte. Segundo o grupo, isso pode indicar que o Norte está preparando outro lançamento após a tentativa fracassada, na quarta-feira, de colocar seu primeiro satélite de reconhecimento militar no espaço.
O grupo, 38 North, analisou imagens de satélite da estação de lançamento de Sohae, no noroeste do país. As fotos foram tiradas cerca de quatro horas após o lançamento fracassado.
O grupo de pesquisa diz que uma das imagens mostra um nível significativo de atividade na plataforma de lançamento principal que era usada no passado. Ela é supostamente diferente da nova plataforma costeira usada para o lançamento de quarta-feira. O grupo diz que há mais de uma dúzia de veículos na antiga plataforma de lançamento, e um caminhão com um longo trailer está estacionado nas proximidades, possivelmente carregando combustível de foguete.
Ele diz que a atividade pode indicar que outro lançamento está “próximo”.
O Japão, os EUA e a Coreia do Sul permanecem em alerta, pois acreditam que o Norte provavelmente disparará um míssil balístico novamente sob o disfarce de um lançamento de satélite.
A irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, Kim Yo Jong, disse em um comunicado na quinta-feira que Pyongyang fará em breve uma segunda tentativa de colocar um satélite de reconhecimento em órbita.
A Coreia do Norte informou ao Japão que lançaria um satélite em algum momento entre quarta-feira e 11 de junho.
As resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de realizar lançamentos usando tecnologia de mísseis balísticos.
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am
- Zelensky cobra sanções antes de reunião no Alasca - 13 de agosto de 2025 1:12 am
- Lee e Trump terão primeira cúpula em 25 de agosto - 13 de agosto de 2025 1:04 am