O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que uma crise econômica foi evitada com a aprovação de um projeto de lei para suspender o teto da dívida do governo federal, poucos dias antes de uma possível inadimplência.
Biden falou ao público do Salão Oval da Casa Branca na sexta-feira (2).
Seu governo democrata continuou as negociações com o Partido Republicano até que eles finalmente concordaram em remover temporariamente o limite de empréstimos do governo até janeiro de 2025.
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei na quarta-feira e o Senado na quinta-feira.
Biden disse que assinará o projeto como lei no sábado (3).
Ele disse que, se o projeto de lei não tivesse sido aprovado, teria havido o primeiro calote nos 247 anos de história do país, o que teria sido uma catástrofe.
Biden disse sobre o acordo bipartidário que “ninguém conseguiu tudo o que queria, mas o povo americano conseguiu o que precisava”. Ele disse que o país “evitou uma crise econômica, um colapso econômico”.
Foi o primeiro discurso de Biden no Salão Oval desde que assumiu o cargo. A agência de notícias Reuters informa que os presidentes dos EUA geralmente reservam um discurso no Salão Oval para os eventos mais significativos e dramáticos. O presidente George W. Bush discursou para a nação do local após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Biden aparentemente quer destacar o fato de ter superado com sucesso uma situação histórica ao buscar um segundo mandato.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am