Um membro sênior do principal partido governista do Japão e o vice-premier de Taiwan concordaram em trabalhar juntos para fortalecer os laços entre os dois lados.
O secretário-geral do Partido Liberal Democrático, Motegi Toshimitsu, reuniu-se com o vice-premiê, Cheng Wen-tsan, em Tóquio na quarta-feira (28).
Cheng está visitando o Japão desde segunda-feira (26). A mídia de Taiwan diz que a visita de Cheng ao Japão é a primeira de um vice-premier em exercício em 29 anos.
Motegi disse a Cheng que Taiwan é um importante parceiro e amigo do Japão, compartilhando valores básicos como liberdade, democracia, direitos humanos e o estado de direito.
Motegi também disse que espera que as relações entre o Japão e Taiwan se desenvolvam ainda mais.
Cheng disse que, como Taiwan e o Japão estão enfrentando desafios geopolíticos comuns, é importante ter um sonho e uma visão comuns. Ele expressou a esperança de que os dois lados trabalhem juntos em mais áreas no futuro.
A reunião ocorreu depois que Cheng se reuniu com o vice-presidente do LDP, Aso Taro, na segunda-feira.
O Japão e Taiwan romperam os laços diplomáticos quando o Japão e a China normalizaram suas relações em 1972.
Desde então, o Japão tem adotado uma postura cautelosa ao aceitar visitas de autoridades seniores de Taiwan por consideração à China, que afirma que Taiwan faz parte de seu território.
Mas em julho do ano passado, o vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, visitou o Japão para oferecer condolências pela morte do ex-primeiro-ministro Abe Shinzo.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am