Os trabalhadores da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada, estão enviando água do mar para um túnel subaquático que foi construído para liberar água tratada e diluída da usina para o oceano.
A operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company – TEPCO, iniciou o processo na tarde de segunda-feira (5). Isso ocorre depois que o trabalho de escavação da estrutura subaquática foi concluído em abril.
Uma vez preenchido com água do mar, o túnel conduzirá a água tratada da usina para um ponto a cerca de 1 quilômetro da costa.
A TEPCO diz que o túnel será preenchido com cerca de 6.000 toneladas de água do mar, por volta do meio-dia de terça-feira.
O sistema de liberação de água está quase completo, exceto por um reservatório que armazenará a água tratada antes de sua liberação. A concessionária planeja concluir todo o trabalho de construção até o final deste mês.
O projeto ainda enfrenta oposição dos pescadores locais, que temem que o plano possa prejudicar a reputação de seus frutos do mar.
A TEPCO construiu o túnel em um esforço para lidar com as quantidades cada vez maiores de água nas instalações da usina.
A água usada para resfriar o combustível derretido na usina se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água acumulada é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos e armazenada em tanques nas instalações da usina.
A água filtrada ainda contém trítio. O governo planeja diluir a água para que a concentração de trítio fique bem abaixo da porcentagem permitida pelas regulamentações nacionais.
Espera-se que a quantidade de trítio na água diluída também fique abaixo dos níveis de orientação da Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















