Zelenskyy participará da cúpula do G7 em Hiroshima
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy deve participar da cúpula dos líderes do G7 em Hiroshima no domingo (21), em uma demonstração de solidariedade contra a invasão da Rússia.
Sua visita ocorre depois que o grupo se comprometeu na sexta-feira (19) a impor novas sanções a Moscou.
Em uma declaração, os líderes do G7 afirmam que garantirão que as exportações de todos os itens críticos para a agressão da Rússia sejam restritas em todas as suas jurisdições.
E, pela primeira vez no grupo, eles emitiram um documento com foco no desarmamento nuclear. O documento pede que todos os Estados com armas nucleares forneçam dados sobre seus arsenais como parte de um esforço para a transparência.
Falando aos repórteres, o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, disse que conseguiu liderar as discussões sobre questões como a economia global, a Ucrânia, o Indo-Pacífico, o desarmamento nuclear e a não proliferação de armas nucleares.
Ele também disse que o grupo chegou a um acordo sobre a manutenção da ordem internacional livre e aberta.
Os líderes de oito países que não fazem parte do G7 participarão das negociações no sábado (20). São eles: Austrália, Brasil, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, Coreia do Sul e Vietnã.
A pauta incluirá questões urgentes, como as crises de alimentos e energia.
Os líderes do G7 também planejam fortalecer os laços com um grupo cada vez mais influente de economias emergentes conhecido como Sul Global.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am