Vietnã exige que navios chineses deixem suas águas territoriais
O Vietnã protestou contra Pequim por suas atividades no Mar do Sul da China. O país está exigindo que um navio de pesquisa chinês e navios de escolta deixem as águas territoriais vietnamitas.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã divulgou uma declaração sobre a presença de navios chineses na zona econômica exclusiva do país.
Pham Thu Hang disse que seu país entrou em contato com a China várias vezes sobre a questão e tomou outras medidas de acordo com as leis nacionais e internacionais.
Hang ressaltou que a ZEE do Vietnã é definida pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Ela também criticou a recente colocação de três boias luminosas pela China perto das disputadas Ilhas Spratly. Ela disse que a medida viola a soberania do Vietnã sobre a área.
A China reagiu com veemência às alegações do Vietnã.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse: “Os navios chineses realizam atividades normais dentro da jurisdição da China. Isso é legítimo e legal, e não há problema em entrar nas zonas econômicas exclusivas de outros países”.
A reivindicação da China de quase todo o Mar do Sul da China é rejeitada por outros países da região. A disputa já provocou protestos violentos no Vietnã no passado.
- Europa condena ataque russo em larga escala contra a Ucrânia - 30 de setembro de 2025 2:15 am
- Hitachi prioriza contratação de profissionais experientes - 30 de setembro de 2025 1:55 am
- Daniel Conti retorna ao Sons do Brasil edição 544 com novo álbum - 30 de setembro de 2025 12:57 am