Sul global e economia mundial são as prioridades do segundo dia da cúpula do G7 em Hiroshima
O segundo dia da cúpula do G7 em Hiroshima está em andamento. Os líderes mantiveram conversações com o objetivo de impulsionar o envolvimento com as nações emergentes e em desenvolvimento, conhecidas coletivamente como o Sul Global.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, realizou reuniões separadas pela manhã com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o presidente indonésio Joko Widodo e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
A Índia é a presidente do G20 este ano. Kishida e Modi concordaram que tanto o G7 quanto o G20 cooperariam em várias questões.
Na reunião de Kishida com o presidente da Indonésia, eles discutiram a situação em Myanmar e concordaram em cooperar estreitamente.
As discussões da tarde começaram com a segurança econômica. Mais tarde, os líderes do G7 se juntarão aos chefes dos países convidados e aos representantes de organizações internacionais. As pautas incluem crises de alimentos e energia.
Mais cedo, na sexta-feira, os líderes do G7 discutiram questões diplomáticas e de segurança. Eles concordaram em estabelecer um diálogo construtivo com a China sobre questões como a mudança climática.
Eles reafirmaram a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. Também condenaram veementemente a Coreia do Norte, que vem lançando mísseis balísticos repetidamente. E concordaram em trabalhar juntos para lidar com a situação.
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am
- Simulação de caça a ursos é realizada em Sapporo - 16 de agosto de 2025 1:27 am