Rússia deverá diminuir a cerimônia do Dia da Vitória em Moscou
A Rússia ensaiou o desfile militar anual do Dia da Vitória em Moscou, em meio a especulações de que a cerimônia na capital será reduzida após o que a Rússia chama de ataque de drones ao Kremlin, na semana passada.
Os ensaios foram realizados no domingo, em preparação para o Dia da Vitória, em 9 de maio, quando os russos comemoram a vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
O governo do presidente, Vladimir Putin, tradicionalmente realiza desfiles militares em todo o país nesse dia para estimular o patriotismo e a solidariedade da população.
O gabinete presidencial russo afirma que a cerimônia do Dia da Vitória, incluindo o discurso de Putin, será realizada na terça-feira (9), conforme programado, na Praça Vermelha, que fica ao lado do Kremlin.
Mas o Ministério da Defesa do Reino Unido disse em sua atualização de inteligência que seis regiões russas, a Crimeia e 21 cidades já decidiram cancelar os desfiles deste ano, alegando preocupações com a segurança.
O ministério diz que a comemoração do Dia da Vitória em Moscou “provavelmente será realizada, mas em menor escala”.
O ministério diz que o ataque do drone ao Kremlin, que ocorreu apenas alguns dias antes do Dia da Vitória, “mostra a crescente vulnerabilidade da Rússia a tais ataques”.
Ele diz que o ataque “quase certamente aumentou a percepção de ameaça da liderança russa sobre os eventos do Dia da Vitória”.
O ministério acrescenta que o potencial de protestos e descontentamento em relação à guerra na Ucrânia também “provavelmente influenciou o cálculo da liderança russa”.
Enquanto isso, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia anunciou no domingo que ocorreram fortes batalhas em Bakhmut e Maryinka, na região leste de Donetsk, no sábado.
O líder da empresa militar privada russa Wagner Group, Yevgeny Prigozhin, ameaçou recentemente retirar suas forças de Bakhmut na quarta-feira, citando a escassez de munição.
Ele afirmou em sua postagem na mídia social no sábado que as forças baseadas na República Chechena, no sul da Rússia, concordaram em assumir os combates, em Bakhmut, das forças do Wagner Group, após sua retirada.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















