Rússia assina acordo sobre a instalação de armas nucleares táticas na Bielorrússia
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e seu homólogo bielorrusso, Viktor Khrenin, assinaram um acordo para instalar armas nucleares táticas russas em território bielorrusso.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou na quinta-feira (25), que os dois chefes de defesa assinaram o documento em Minsk, capital de Belarus.
Segundo informações, Shoigu disse que a Rússia não tem escolha a não ser tomar uma contramedida em meio ao rápido crescimento das tensões nas fronteiras dos dois países.
Ele disse que a Rússia prosseguirá com o destacamento após uma decisão de seu comandante-chefe.
Shoigu também disse que a Rússia não está transferindo suas armas nucleares para Belarus e que continuará a decidir sobre seu gerenciamento e uso.
Ele acrescentou que as armas são mantidas em uma instalação de armazenamento especial em Belarus. Ressaltou que os dois países cumprem as obrigações legais internacionais.
A medida foi tomada depois que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou em março que as armas nucleares táticas russas seriam instaladas em Belarus.
Putin também disse que a Rússia planejava terminar a construção de uma instalação de armazenamento para as armas em Belarus até 1º de julho.
A implantação é amplamente vista como um aviso do Kremlin às nações ocidentais que estão aumentando seu apoio militar à Ucrânia.