Líderes da Índia e Austrália concordam em aumentar os laços comerciais e de segurança
Os primeiros-ministros da Índia e da Austrália concordaram em buscar laços mais estreitos em termos de comércio e segurança, em meio à crescente presença da China na região do Indo-Pacífico.
Narendra Modi e Anthony Albanese mantiveram conversações em Sydney na quarta-feira(24). A icônica Opera House da cidade foi iluminada com as cores da bandeira indiana em homenagem à sua visita.
Os líderes concordaram em finalizar um acordo comercial abrangente ainda este ano, com o objetivo de fortalecer ainda mais a parceria econômica das duas nações.
Nos últimos três anos, a Austrália tem procurado diversificar seus mercados de exportação em face das disputas comerciais com a China. A Índia está de olho na Austrália como uma fonte de mais importações de mineração, incluindo minerais essenciais.
Com relação à segurança, os líderes enfatizaram a importância de trabalhar em conjunto com outros membros da estrutura Quad para alcançar a estabilidade regional. O Quad é formado por Índia, Austrália, Japão e Estados Unidos.
Os líderes do Quad estavam programados para se reunir em Sydney na quarta-feira (24), mas o presidente dos EUA teve que lidar com uma crise econômica interna. Em vez disso, as conversações foram realizadas à margem da cúpula do G7 no fim de semana.