Relatórios sugerem que a Ucrânia recupera terreno em Bakhmut enquanto russos recuam
Diversos relatórios sugerem que as forças ucranianas recuperaram terreno em Bakhmut, no leste da Ucrânia, depois que as forças russas se retiraram de algumas de suas posições. Bakhmut tem sido o epicentro dos recentes combates.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse que, nos últimos quatro dias, as forças russas teriam se retirado de suas posições no flanco sul das operações de Bakhmut.
O ministério alega que a brigada russa tem sido perseguida por um moral fraco e eficácia de combate limitada.
Segundo o ministério, o envio da brigada para um setor tão exigente e importante destaca a grave escassez de unidades de combate confiáveis na Rússia.
O Instituto para o Estudo da Guerra, think-tank dos EUA, disse em sua análise na sexta-feira (12), que as forças ucranianas obtiveram ganhos a noroeste de Bakhmut em contra-ataques localizados.
Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, mantiveram conversas telefônicas na sexta-feira.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse que Kuleba destacou novamente a importância de fornecer à Ucrânia jatos F-16 e tomar medidas para iniciar o treinamento de pilotos ucranianos para pilotá-los.
O Departamento de Estado dos EUA diz que os dois lados discutiram os preparativos em andamento para a contraofensiva da Ucrânia, incluindo como as contribuições de parceiros internacionais podem apoiar seu sucesso.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















