Rakuten planeja oferecer ações para reforçar capital
Fontes afirmam que o Rakuten Group está planejando oferecer novas ações ao mercado, em uma tentativa de levantar mais de 2 bilhões de dólares.
Eles dizem que a gigante japonesa do comércio eletrônico está tentando fortalecer sua base financeira, que foi abalada por sua entrada no negócio de telefonia móvel.
A Rakuten está instalando estações rádio-base em todo o Japão desde sua entrada, em grande escala, no setor em 2020. Mas o projeto acumulou custos superiores a 7 bilhões de dólares, esgotando as finanças da empresa.
O Rakuten Group diz que teve um prejuízo líquido superior a 600 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano. Isso marca o quarto ano consecutivo de prejuízo no período de janeiro a março.
A partir do próximo ano, a empresa também precisará pagar grandes quantias de títulos corporativos que emitiu para ajudar a financiar o impulso das estações rádio-base.
A Rakuten espera adiar alguns de seus planos de investimento em instalações e equipamentos por meio de um novo contrato de roaming assinado com a grande empresa de telecomunicações KDDI.
O acordo permite que a empresa use as redes da KDDI em Tóquio e em outras grandes áreas urbanas.
As fontes disseram que a Rakuten está planejando apresentar uma proposta de oferta pública ao seu conselho em um futuro próximo.
A empresa também está avaliando um loteamento de terceiros. Isso significa que uma parte das ações seria oferecida a investidores designados.
Uma empresa de gestão de ativos de propriedade do presidente e CEO da Rakuten, Mikitani Hiroshi, seria uma das empresas que lidaria com o negócio.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am