Os líderes dos dois partidos governistas do Japão concordaram em manter sua coalizão, apesar de uma recente divergência sobre a cooperação eleitoral. O primeiro-ministro, Kishida Fumio, que lidera o principal partido governista, o Partido Liberal Democrático, ou Liberal Democratic Party – LDP, manteve conversações com o representante-chefe do Komeito, Yamaguchi Natsuo.
Os dois se encontraram pela primeira vez desde que o Komeito, partido júnior da coalizão, informou ao LDP, na semana passada, sua decisão de não apoiar os candidatos do LDP que concorrem em Tóquio.
O Komeito havia planejado, originalmente, apresentar um candidato em um dos cinco novos distritos de assento único a serem adicionados em Tóquio para a próxima eleição da Câmara dos Deputados. Mas abandonou o plano após a rejeição da ideia pelo LDP.
Yamaguchi disse: “Não é necessariamente garantido que o LDP permanecerá no poder por conta própria. Acredito que a existência do Komeito é extremamente importante”.
Os secretários-gerais dos dois partidos também se reuniram na terça-feira. Motegi Toshimitsu, do LDP, disse ao seu colega do Komeito, Ishii Keiichi, que o LDP apoiaria os candidatos do Komeito em duas outras prefeituras.
Após a reunião, o funcionário do Komeito reiterou que a decisão de seu partido em Tóquio permanece inalterada.
Um analista político da NHK disse que o LDP está tentando evitar mais complicações no relacionamento, o que poderia se espalhar para outros círculos eleitorais fora de Tóquio.
Ele também diz que o LDP tem mais do que alguns legisladores que dependem da cooperação do Komeito, e o LDP pode precisar repensar sua estratégia de campanha na próxima eleição.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm




















