Painel consultivo é contra a emissão de títulos para combater a baixa taxa de natalidade no Japão

Um painel consultivo do Ministério das Finanças do Japão deixou claro que é contra a emissão de títulos de cobertura de déficit para melhorar as medidas de combate ao declínio da taxa de natalidade do país.

0

Um painel consultivo do Ministério das Finanças do Japão deixou claro que é contra a emissão de títulos de cobertura de déficit para melhorar as medidas de combate ao declínio da taxa de natalidade do país.

O Conselho do Sistema Fiscal compilou suas propostas na segunda-feira (29), já que o governo está trabalhando para montar seu principal pacote de políticas em junho.

O governo japonês está considerando garantir três trilhões de ienes, ou mais de 21 bilhões de dólares, anualmente para reverter a queda da taxa de natalidade do país. Ele planeja aumentar a intensidade das medidas nos próximos três anos.

O conselho observou que o combate à baixa taxa de natalidade terá um grande impacto sobre o crescimento econômico do país a médio e longo prazo e sobre a sustentabilidade de seus sistemas fiscal e de seguridade social. Ele diz que as medidas determinarão o destino do país.

No que diz respeito ao financiamento, no entanto, ele sustentou que a emissão de títulos do governo para lidar com a baixa taxa de natalidade é errada, pois equivale a sobrecarregar as gerações futuras com dívidas.

O conselho recomendou que se concentrasse em medidas prioritárias e que se discutisse uma nova estrutura para que todos os membros da sociedade, inclusive as empresas, suportassem um ônus igual para financiar a política do governo.

Acrescentou que o aumento dos benefícios para as famílias que cuidam dos filhos deve ser maior do que o ônus mais alto que elas têm.

O conselho também apontou a necessidade de evitar prêmios mais altos de bem-estar social para as gerações trabalhadoras.

Alguns membros do conselho teriam sugerido considerar impostos entre as opções relativas a recursos financeiros.

O governo diz que pode garantir os fundos necessários reformando as despesas com a previdência social e aumentando os prêmios da previdência social, entre outras medidas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.