Oposição da Tailândia está à frente nas pesquisas uma semana antes das eleições gerais
A população da Tailândia está pronta para votar em uma eleição geral em 14 de maio. O maior partido de oposição está liderando as pesquisas na fase final da campanha.
O país do sudeste asiático tem sido comandado por um governo ligado aos militares desde um golpe de Estado, há nove anos. A eleição escolherá 500 membros da câmara baixa do parlamento.
Os resultados da pesquisa divulgados em 3 de maio mostram que o maior partido de oposição, o Pheu Thai, está na liderança com uma taxa de apoio de 38,3%. O partido é filiado ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que foi deposto.
O Partido Pheu Thai apresentou a filha do ex-primeiro-ministro, Paetongtarn Shinawatra, como sua candidata a primeira-ministra. Ele está ganhando apoio ao pedir o aumento do salário mínimo.
O primeiro-ministro, Prayut Chan-o-cha, se uniu a um novo partido para manter seu cargo. O United Thai Nation Party tem uma taxa de apoio de 12,1%.
A pesquisa também mostra que 34% dos entrevistados dizem que votarão no Partido Move Forward. O grupo de oposição está ganhando apoio dos eleitores jovens.
Todas as atenções estão voltadas para o fato de que a eleição resultará em uma mudança no governo liderado pelos militares da Tailândia.
- Parlamento japonês abre sessão extraordinária em Tokyo - 2 de agosto de 2025 2:25 am
- Justiça japonesa absolve homem após quase 40 anos - 2 de agosto de 2025 1:53 am
- Japonesa é atacada em estação de metrô na China - 2 de agosto de 2025 1:48 am