Um tufão grande e muito forte deve se aproximar da região de Okinawa, no sudoeste do Japão, já nesta quarta-feira (31). As autoridades meteorológicas estão alertando sobre rajadas de vento, ondas altas e chuvas torrenciais.
A Agência Meteorológica diz que, às 3h da manhã de terça-feira (30), o tufão Mawar estava quase parado ao sul de Okinawa.
A tempestade estava com ventos de até 162 quilômetros por hora perto de seu centro, com rajadas de até 216 quilômetros por hora.
O Mawar pode se aproximar das ilhas Sakishima, em Okinawa, na quarta-feira. Ele poderá ficar nas proximidades das Sakishimas ou da ilha principal de Okinawa até sábado.
O avanço relativamente lento do tufão significa que ele provavelmente terá efeitos prolongados.
A Agência Meteorológica anunciou na segunda-feira (29), que a estação chuvosa, provavelmente, começou em regiões que vão do norte de Kyushu até Tokai.
O ar úmido está fluindo para uma frente que se espalha do oeste do Japão para o leste do país, resultando em chuvas generalizadas. Nuvens de chuva também se desenvolveram em partes do norte de Kyushu e na região de Chugoku.
Mais de 30 milímetros por hora de chuva podem cair nas regiões de Kinki e Chugoku até o meio-dia de terça-feira, e em Shikoku até o final da noite.
As autoridades estão pedindo cautela contra deslizamentos de terra, rios cheios, inundações em áreas baixas, quedas de raios e rajadas de vento.
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am
- Zelensky cobra sanções antes de reunião no Alasca - 13 de agosto de 2025 1:12 am
- Lee e Trump terão primeira cúpula em 25 de agosto - 13 de agosto de 2025 1:04 am