Ícone do site Radio Shiga

Kishida e Yoon concordam com medidas para restabelecer os laços entre Japão e Coreia do Sul

Kishida e Yoon concordam com medidas para restabelecer os laços entre Japão e Coreia do Sul

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, reconheceram que as iniciativas para melhorar as relações bilaterais estão de volta aos trilhos.

Isso aconteceu durante sua cúpula em Seul, no domingo. Isso marca a primeira retomada completa, em 12 anos, das visitas mútuas dos líderes do Japão e da Coreia do Sul.

Kishida e Yoon saudaram o reinício do que eles chamam de “diplomacia de vaivém”, menos de dois meses depois que o presidente sul-coreano visitou o Japão em março.

Os líderes confirmaram que fortalecerão a cooperação bilateral e trilateral de segurança entre o Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos, tendo em vista os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

Em uma questão trabalhista dos tempos de guerra, Kishida disse a Yoon que seu governo permanece inabalável em herdar as posições dos gabinetes anteriores sobre percepções históricas.

Kishida também abordou a questão em uma coletiva de imprensa conjunta após a reunião. Ele disse que está desolado com o fato de muitas pessoas terem passado por sofrimento e tristeza significativos sob o ambiente hostil da época.

Acredita-se que o governo de Yoon veja essa observação como uma certa concessão do Japão.

Yoon enfatizou que seu governo implementará fielmente um plano que anunciou em março para resolver a questão.

O plano envolve que uma fundação afiliada ao governo pague indenizações no lugar das empresas japonesas aos reclamantes que dizem que eles ou suas famílias foram forçados a trabalhar para as empresas durante a Segunda Guerra Mundial.

Kishida enfatizou que seu dever como primeiro-ministro japonês é unir-se à Coreia do Sul de uma maneira orientada para o futuro, levando em consideração a história e os desenvolvimentos relacionados.

Kishida provavelmente tentará consertar e desenvolver os laços bilaterais por meio de cúpulas e várias outras formas de diálogo. O Japão convidou Yoon para a cúpula do G7, que terá início na cidade japonesa de Hiroshima em 19 de maio.

Yoon disse que se reunirá com os líderes do Japão e dos EUA em uma reunião tripartite à margem da cúpula do G7. Aparentemente, ele está tentando consolidar ainda mais a unidade trilateral para combater os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

Yoon também disse que ele e Kishida concordaram que Seul enviará uma equipe de especialistas para inspecionar a usina nuclear de Fukushima Daiichi neste mês, em conexão com o plano de Tóquio de liberar água tratada e diluída no oceano.

A usina, no nordeste do Japão, sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de março de 2011.

A água usada para resfriar o combustível derretido se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos antes de ser armazenada, mas ainda contém trítio.

A água tratada será diluída para reduzir os níveis de trítio antes de ser liberada no oceano. Sua concentração de trítio será reduzida para um sétimo dos padrões da Organização Mundial da Saúde para água potável.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile