Japão se prepara para o lançamento do “satélite” norte-coreano

O Japão está se preparando para responder a uma notificação da Coreia do Norte de que lançará um "satélite" ainda esta semana.

0

O Japão está se preparando para responder a uma notificação da Coreia do Norte de que lançará um “satélite” ainda esta semana.

Suspeita-se que o satélite será para fins de espionagem e que Pyongyang usará tecnologia de mísseis balísticos para o lançamento.

O governo do Japão está alertando a população de algumas áreas para se preparar.

O aviso da Coreia do Norte diz que o lançamento está planejado para um período entre esta quarta-feira e 11 de junho.

As autoridades japonesas dizem que o projétil pode sobrevoar as ilhas Sakishima, na província de Okinawa.

Eles dizem que parte do projétil pode cair em três áreas, duas delas a sudoeste da Coreia do Norte, no Mar Amarelo, e a outra no Pacífico, a leste das Filipinas.

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, disse que esse é um assunto sério, que pode colocar em risco a segurança do público japonês.

Kishida disse que “o Ministro da Defesa emitiu ordens para que todos os mísseis balísticos que estejam se aproximando do país sejam destruídos, em preparação para a possibilidade de um míssil cair em território japonês”.

As ordens permitirão que mísseis interceptadores sejam disparados do sistema PAC-3 baseado em terra, na Prefeitura de Okinawa, ou mísseis interceptadores SM3 de um destroyer equipado com o Aegis, no Mar da China Oriental.

A Coreia do Norte já fez anúncios semelhantes quatro vezes no passado, sendo o mais recente em 2016. Naquele ano, partes do míssil e outros objetos caíram em três locais no Pacífico.

A Prefeitura de Okinawa montou uma sede de gerenciamento de crises para coordenar com outras agências e coletar informações.

No início deste mês, o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, aprovou o primeiro satélite espião militar do país.

Um especialista diz que a Coreia do Norte poderia usar esse satélite para melhorar sua capacidade de atingir alvos com mísseis balísticos.

O ex-vice-almirante da Força Marítima de Autodefesa do Japão, Koda Yoji, disse: “A Coreia do Norte está aprimorando sua capacidade de lançamento aplicando tecnologias ICBM. Seu objetivo militar é tornar-se capaz de executar todo o processo por si só, lançando seu próprio satélite militar”.

Os observadores dizem que a data real do lançamento, provavelmente, dependerá do clima e de outras condições.

As autoridades meteorológicas da Coreia do Sul estão prevendo céu geralmente limpo no local de lançamento para a próxima semana.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.