Governo japonês elabora plano de segurança espacial
O governo japonês elaborou sua primeira política de segurança espacial.
O plano preliminar baseia-se em três políticas básicas: expandir drasticamente o uso do espaço para a segurança nacional; garantir o uso seguro e estável do espaço; e criar um ciclo positivo de segurança espacial e desenvolvimento do setor espacial.
O plano diz que as ameaças no espaço sideral estão aumentando rapidamente, uma aparente referência ao desenvolvimento espacial da China e da Rússia.
Diz que o Japão pretende participar do Centro de Operações Espaciais Combinadas – uma instalação operada pelos EUA e pela Grã-Bretanha, entre outros, para monitorar movimentos para interceptar ou atacar satélites militares e comerciais.
A minuta também diz que o Japão trabalhará em conjunto com seus aliados e países com ideias semelhantes para criar regras internacionais sobre o uso do espaço.
O governo quer finalizar o plano no próximo mês em uma reunião da Sede Estratégica para o Desenvolvimento Espacial.