As Forças de Autodefesa do Japão estão em alerta, uma vez que a Coreia do Norte parece estar pronta para disparar um míssil balístico no que ela chama de lançamento de “satélite”.
O governo japonês diz que a Coreia do Norte notificou que o lançamento está planejado para um período entre esta quarta-feira e 11 de junho.
Destroyers equipados com o sistema de rastreamento de mísseis Aegis, que possui radar avançado e mísseis interceptadores, estão de prontidão 24 horas por dia no Mar da China Oriental.
Os sistemas interceptadores PAC-3 baseados em terra foram instalados na cidade de Naha, nas ilhas de Miyako, Ishigaki e Yonaguni, na província de Okinawa, e nas instalações do Ministério da Defesa em Tóquio.
A Força de Autodefesa Terrestre enviou unidades para Okinawa com a tarefa de remover materiais perigosos e resgatar pessoas feridas no caso de um míssil balístico cair na área.
Quando Pyongyang lançou o que se acreditava serem mísseis balísticos em 2012 e 2016 após notificações de lançamentos de satélites, a SDF implantou sistemas PAC-3 em locais semelhantes, mas não disparou nenhum míssil interceptador.
- China vira rota para driblar sanções e abastecer Rússia - 15 de fevereiro de 2026 7:35 pm
- Polícia vasculha casa de ex-prefeita acusada de fraude acadêmica - 15 de fevereiro de 2026 6:55 pm
- Rubio defende união EUA‑Europa e cobra reforço militar - 15 de fevereiro de 2026 6:11 pm




















