Embaixador da Ucrânia reflete sobre a viagem do presidente a Hiroshima
Já se passou quase uma semana desde que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, surpreendeu o mundo com uma viagem surpresa à cúpula do G7 em Hiroshima.
A NHK World conversou com o embaixador da Ucrânia no Japão na sexta-feira (26) sobre o impacto que a visita teve sobre o líder ucraniano e como o Japão pode inspirar o futuro de seu país.
Sergiy Korsunsky disse que a viagem de Zelenskyy a Hiroshima só foi confirmada a ele vários dias antes de acontecer de fato.
Ele admite que foi um desafio. Mas Zelenskyy não poderia perder a oportunidade de falar pessoalmente com os líderes das nações do G7, da Índia e de outros países.
Sergiy Korsunsky diz que foi um grande desafio e uma grande oportunidade ver o presidente tão longe de casa em um período de guerra.
O presidente teve a oportunidade de visitar o Museu Memorial da Paz da cidade para ver uma das piores tragédias humanas do século XX.
Korsunsky diz que Zelenskyy ficou comovido com o que viu durante sua visita.
O discurso do líder ucraniano até pareceu se inspirar em um dos artefatos mais impressionantes deixados pela bomba, “Human Shadow Etched in Stone”. Ele disse aos repórteres que seu país pode ter sido deixado como nada mais do que uma “sombra na pedra da história” por causa da guerra.
Korsunsky diz que a imagem é um poderoso lembrete para todos que a veem de que o bombardeio atômico não deve ser repetido.
Zelenskyy também disse que as consequências da explosão em Hiroshima se assemelham ao que foi feito às cidades ucranianas com armas convencionais. Ele disse que quando viu as fotos de como Hiroshima foi destruída, lembrou-se da cidade de Bakhmut.
Mas Korsunsky diz que a Ucrânia também está se inspirando na recuperação milagrosa de Hiroshima.
Ele diz que, à medida que seu país se prepara para entrar em sua “fase de reconstrução”, espera aproveitar o amplo conhecimento do Japão, adquirido em mais de um século de reconstrução de desastres, tanto naturais quanto causados pelo homem.
Korsunsky diz que é por isso que o Japão está pronto para desempenhar um papel fundamental nesses esforços. Ele diz que conversaram com o governo japonês sobre a possibilidade de sediar uma conferência internacional dedicada a mapear o rejuvenescimento da infraestrutura ucraniana. Korsunsky diz que o ressurgimento do Japão após a guerra é um caminho que a Ucrânia quer seguir.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am