Eleitores na Turquia determinarão o destino do presidente Erdogan
Os eleitores da Turquia irão às urnas neste domingo (14), para determinar se o presidente Recep Tayyip Erdogan, que governa há muito tempo, poderá permanecer no poder.
A eleição está sendo vista como um confronto direto entre Erdogan, que está buscando a reeleição, e Kemal Kilicdaroglu, o líder do maior partido de oposição. Kilicdaroglu é o candidato conjunto de seis partidos de oposição.
Erdogan tem 20 anos de experiência como primeiro-ministro e presidente do país. No ano passado, ele ajudou a intermediar um acordo que permitiu que produtos agrícolas ucranianos fossem exportados pelo Mar Negro. As exportações haviam sido bloqueadas devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Kilicdaroglu tem destacado a queda da lira, a moeda turca, e o aumento dos preços durante o atual governo.
Ele criticou o governo por atrasos em suas respostas iniciais aos grandes terremotos que atingiram o sul da Turquia em fevereiro. Ele também acusou o governo de permitir a construção de edifícios que não atendiam aos padrões de resistência a terremotos.
O líder da oposição prometeu melhorar as relações da Turquia com as nações ocidentais, já que elas se deterioraram desde que Erdogan assumiu o cargo.
Algumas das últimas pesquisas de opinião mostram Kilicdaroglu à frente de Erdogan por uma pequena margem. Muitos observadores acreditam que a retirada de outro candidato da oposição da disputa, apenas três dias antes do dia da eleição, está ajudando Kilicdaroglu.
Entretanto, alguns analistas acreditam que as pesquisas subestimam o apoio de Erdogan, já que as pesquisas foram realizadas principalmente em áreas urbanas.
Os votos serão contados no mesmo dia. Mas se nenhum dos candidatos presidenciais obtiver a maioria, será realizado um segundo turno entre os dois primeiros colocados em 28 de maio.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















