As forças russas atacaram, repetidamente, a capital ucraniana, Kiev, com mísseis e drones nos últimos dias.
A Força Aérea da Ucrânia diz que a Rússia lançou mais ataques contra Kiev durante a madrugada de segunda-feira, depois de realizar ataques no domingo. Segundo a força aérea ucraniana, foram abatidos 67 dos 75 mísseis de cruzeiro e drones que a Rússia usou nos ataques.
A Rússia disparou 11 mísseis adicionais contra alvos em Kiev pouco antes do meio-dia. A Força Aérea Ucraniana disse que todos os mísseis foram interceptados.
As autoridades municipais de Kiev afirmam que os destroços que caíram em prédios e estradas feriram pelo menos uma pessoa. Eles dizem que um dos fragmentos se incendiou em um cruzamento movimentado, em um distrito comercial.
Uma testemunha ocular que trabalhava na área disse à NHK que achava que havia ocorrido uma explosão nas proximidades. Ele também disse que viu o fogo se espalhar.
A administração militar regional de Kiev observou que o ataque ocorreu apenas seis horas após o ataque noturno. As forças russas, segundo ela, “atacaram uma cidade pacífica durante o dia, quando a maioria dos moradores estava trabalhando e nas ruas”. E acrescentou: “Os russos estão demonstrando claramente que seu objetivo é destruir a população civil”.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy publicou um vídeo nas mídias sociais. Nele, crianças podem ser vistas gritando e fugindo, depois que uma explosão é ouvida. Zelenskyy escreveu: “É assim que um dia de semana comum se parece”.
Na segunda-feira, o vice-ministro da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, escreveu nas mídias sociais que os ucranianos não serão intimidados, pois Kiev é um símbolo de “indestrutibilidade e resistência”.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am