Agência Internacional de Energia Atômica inspeciona projeto de reutilização do solo de Fukushima
A agência nuclear da ONU trocou opiniões com o ministro do meio ambiente do Japão sobre um projeto para reutilizar o solo que foi exposto à precipitação radioativa após o acidente nuclear de 2011 na Prefeitura de Fukushima, no nordeste do Japão.
Nove delegados, incluindo membros da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, e especialistas em descontaminação, visitaram a Prefeitura de Fukushima nesta semana para inspecionar o projeto, bem como as instalações para armazenar esse solo.
O solo exposto à precipitação radioativa do acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi foi coletado e agora está sendo armazenado.
O governo planeja reutilizá-lo em projetos de obras públicas, desde que a concentração de substâncias radioativas atenda a determinados padrões de segurança.
Os delegados da AIEA se reuniram com o Ministro do Meio Ambiente, Nishimura Akihiro, na sexta-feira para discutir sua inspeção.
A chefe da Seção de Segurança Ambiental e de Resíduos da AIEA, Anna Clark, disse que poderia confirmar os esforços de segurança.
Nishimura disse que é essencial construir um entendimento entre as pessoas em todo o Japão para concordar com o descarte final do solo fora da província de Fukushima.
O Ministério do Meio Ambiente disse que foram realizadas reuniões com os membros da inspeção da AIEA nesta semana. O Ministério disse que a situação atual do projeto de reutilização do solo e os planos futuros foram explicados e que os padrões de segurança da AIEA sobre o gerenciamento de resíduos radioativos foram compartilhados.
A AIEA planeja continuar as discussões sobre o assunto e compilar um relatório. Clark disse em uma coletiva de imprensa que o sucesso da redução do volume de resíduos radioativos depende da conquista da confiança de todas as partes envolvidas.
O governo japonês está planejando usar esse solo no Jardim Nacional Shinjuku Gyoen, em Tóquio, e na cidade de Tokorozawa, na província de Saitama. Mas o início do projeto não está à vista, pois encontrou oposição dos moradores locais.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am