África do Sul forneceu armas à Rússia, diz embaixador dos EUA
O embaixador dos EUA na África do Sul afirma que o país forneceu suprimentos militares à Rússia. A maior potência africana tem sido vista como tendo uma posição neutra em relação à invasão russa na Ucrânia.
O embaixador Reuben Brigety disse à mídia local na quinta-feira (11), que Washington está confiante de que armas e munições foram carregadas em um navio de carga russo em uma base naval perto da Cidade do Cabo em dezembro do ano passado.
O porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, disse: “Os EUA estão seriamente preocupados com a atracação de um navio de carga russo, sancionado. Levantamos essas preocupações diretamente com várias autoridades sul-africanas”.
O gabinete presidencial sul-africano disse em um comunicado que “as observações do embaixador minam o espírito de cooperação e parceria” entre os dois países.
A declaração também disse que não há evidências para apoiar as alegações, acrescentando que o governo lançará uma investigação independente sobre o assunto.
Apesar de manter sua posição neutra em relação à invasão russa, a África do Sul realizou um exercício militar conjunto com a Rússia e a China em fevereiro, atraindo críticas internas por demonstrar uma posição pró-Rússia.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am