Zelenskyy diz que Rússia está utilizando métodos bárbaros na guerra
Os ucranianos estão falando há meses sobre uma contraofensiva de primavera que ainda não se concretizou. Seus líderes estão aguardando o momento certo e as condições certas. Nesse ínterim, eles observaram as forças russas tirarem vantagem.
Os russos atacaram a cidade de Kupiansk, no leste do país, e arrasaram mais prédios na terça-feira (25). Eles atingiram um museu e mataram pelo menos duas pessoas. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que os russos estão “fazendo de tudo” para destruí-los.
Andrii Kanashevych, o chefe temporário da administração militar de Kupiansk, disse: “A situação não mudou. O número de ataques não diminuiu. E, infelizmente, esses ataques provam que é muito cedo para descansar”.
As autoridades ucranianas dizem que os russos usaram um míssil, chamado S-300, que não pode ser interceptado pelas defesas aéreas. Zelenskyy disse que eles estão matando ucranianos com “métodos bárbaros”.
As tropas ucranianas estão aguardando a ordem para iniciar sua contraofensiva. Elas lutaram durante meses ao longo do rio Dnipro. Analistas militares do Instituto para o Estudo da Guerra, com sede em Washington, disseram na semana passada que acreditam que algumas unidades estabeleceram um ponto de apoio no território que os russos costumavam controlar.
Algumas autoridades ucranianas dizem que estão tentando reduzir a capacidade de combate dos russos. No entanto, eles se recusam a fornecer mais detalhes, dizendo que uma operação militar requer “silêncio informativo”.
- Premiê tailandês promete apuração após queda de guindaste - 16 de janeiro de 2026 6:06 am
- Nikkei recua após renovar recordes históricos em Tóquio - 16 de janeiro de 2026 5:45 am
- Santuário em Kamakura realiza ritual de fogo de Ano Novo - 16 de janeiro de 2026 5:40 am
















