União Européia chega a acordo com 5 estados-membros para retomar o trânsito de grãos ucranianos
A União Europeia chegou a um acordo com cinco países membros para suspender suas proibições ao trânsito de exportações de grãos ucranianos. Em vez disso, a UE oferecerá alívio financeiro aos agricultores atingidos por um influxo de grãos ucranianos.
O vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, anunciou em sua conta no Twitter na sexta-feira (28), que eles haviam chegado a um acordo, em princípio, para retomar o trânsito.
Dombrovskis disse que os cinco países retirarão suas proibições unilaterais aos produtos agrícolas ucranianos, enquanto a UE fornecerá um pacote de apoio no valor de 100 milhões de euros, ou cerca de 110 milhões de dólares, para os agricultores afetados.
A UE ajudou a Ucrânia a exportar trigo e outros produtos através dos países membros depois que os portos do Mar Negro ficaram inutilizados após a invasão da Rússia.
Mas os cinco países vizinhos da Ucrânia, incluindo a Polônia e a Hungria, proibiram, recentemente, a importação de produtos ucranianos.
Eles afirmaram que as remessas agrícolas da Ucrânia para a África e outros lugares estão, na verdade, sendo distribuídas em seus países, pressionando os preços para baixo e atingindo duramente seus agricultores.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou o acordo.
Ela escreveu no Twitter que o acordo “preserva tanto a capacidade de exportação da Ucrânia, para que ela continue alimentando o mundo, quanto os meios de subsistência de nossos agricultores”.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















