Tokyo Electric enfrenta oposição sobre o plano de aumento de tarifas
A intenção da Tokyo Electric Power Company – TEPCO, para aumentar os preços de energia enfrentou oposição em uma audiência pública na quinta-feira (13).
O presidente, Nagasaki Momoko, da subsidiária da empresa TEPCO Energy Partner, disse na reunião em Tóquio que a redução de custos da concessionária e outros esforços de racionalização não são suficientes para reverter suas finanças em meio ao aumento dos preços dos combustíveis.
Em janeiro, a TEPCO solicitou ao governo um aumento de 29,3% em média nos preços para os usuários domésticos.
Mas no mês passado, a concessionária baixou a taxa de aumento proposta para 17,6%, depois que o ministério da indústria disse para recalcular em vista da recente queda dos preços dos combustíveis.
Na audiência de quinta-feira, sete participantes falaram sobre o plano da TEPCO. Alguns manifestaram oposição e ceticismo.
Um deles disse que os aumentos de preços poderiam ter um enorme impacto sobre os consumidores e as empresas. Apontando possíveis quedas nos preços dos combustíveis, outro pediu à concessionária para explicar por que ela acha que tais preços continuarão a subir e as taxas de câmbio mais baixas do iene continuarão.
A Tokyo Electric está entre as sete maiores empresas de energia elétrica que solicitaram aumentos de preços. O painel do ministério da indústria está examinando suas aplicações. O ministro da indústria, Nishimura Yasutoshi, deverá tomar uma decisão após consultar a Agência de Defesa do Consumidor.
- Taxa de desemprego no Japão se mantém em 2,5% em maio - 28 de junho de 2025 6:26 am
- G7 isenta EUA de imposto mínimo global para empresas - 28 de junho de 2025 5:53 am
- Dois homens são encontrados mortos após suspeita de ataque de javali - 28 de junho de 2025 4:49 am