Rússia realiza o primeiro teste de ICBM desde a suspensão do tratado de armas nucleares
A Rússia informa que testou com sucesso um míssil balístico intercontinental lançado na terça-feira (11). Acredita-se ser este o primeiro teste de Míssil Balístico Intercontinental – ICBM, que Moscou realizou, já que anunciou em fevereiro que suspenderia sua participação no tratado de controle de armas nucleares com os Estados Unidos.
Na quarta-feira (12), o Ministério da Defesa russo anunciou que as Forças de Mísseis Estratégicos haviam lançado um ICBM a partir de um local de teste na região de Astrakhan, no sul da Rússia, no dia anterior.
O ministério disse que a ogiva do míssil atingiu um alvo falso, em um campo de treinamento no vizinho Cazaquistão.
O ministério acrescentou que o lançamento permitiu confirmar que o projeto e as soluções técnicas utilizadas para desenvolver os novos sistemas estratégicos de mísseis estão corretos.
Em fevereiro, a Rússia declarou, unilateralmente, que iria suspender o Tratado de Armas Nucleares, New START.
As relações entre a Rússia e os EUA estão tensas, devido à situação na Ucrânia, e Moscou está tentado pressionar Washington.
A Rússia anunciou, em março, que está planejando instalar armas nucleares táticas na vizinha Belarus. As duas nações são aliadas.
Washington revelou, em março, que decidiu parar de fornecer a Moscou informações sobre armas nucleares estratégicas.
O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Ryabkov, disse aos repórteres na quarta-feira (12), que seu país havia informado antecipadamente o lado americano sobre o lançamento do teste ICBM.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















