Reinicio de reator nuclear de Tsuruga é suspenso novamente
O regulador nuclear japonês decidiu suspender, novamente, a verificação de se o reator número 2 da usina nuclear de Tsuruga deve voltar a funcionar, devido a erros nos documentos apresentados pelo operador.
A usina, na prefeitura de Fukui, no centro do Japão, é operada pela Japan Atomic Power Company.
A decisão da Autoridade de Regulamentação Nuclear foi tomada em sua reunião na quarta-feira (5). A inspeção do reator será suspensa apenas cerca de quatro meses após ter sido retomada em dezembro passado, já que novos erros foram encontrados nos documentos apresentados pelo operador.
A autoridade está avaliando se o reator cumpre as regras para voltar on-line, que foram introduzidas após o acidente de Fukushima de 2011.
A questão tem sido como avaliar uma falha abaixo do reator. Alguns dizem que a falha pode se mover se for acionada por um possível movimento de uma falha ativa próxima, enquanto o operador diz que não o fará.
Os procedimentos de triagem haviam sido suspensos por cerca de dois anos até dezembro passado, após revelações de mau tratamento de dados e um relatório sobre a falha apresentado pelo operador.
Na quarta-feira, a autoridade também decidiu solicitar ao operador que apresentasse até o final de agosto um relatório revisado sobre a falha. Alguns dos participantes da reunião propuseram que a operadora retirasse completamente o pedido e apresentasse um novo. Mas a proposta não foi adotada, pois a apresentação de um novo pedido levaria muito tempo e criaria um ônus em termos de avaliação.
A autoridade planeja convocar o presidente da Japan Atomic Power e outros para confirmar seus pontos de vista.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am