Presidente da Comissão Européia diz que a China tem responsabilidade com a Ucrânia
A presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, juntou-se às conversações em Pequim na quinta-feira (6), com o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente francês, Emmanuel Macron. Ela disse que encorajou Xi a estender a mão e ajudar a trazer a paz à Ucrânia.
Von der Leyen apontou a responsabilidade da China como um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ela advertiu Xi contra “armar o agressor” e, em vez disso, a usar sua “amizade com a Rússia”. Ela acrescentou que a Rússia deve acabar com sua invasão e retirar suas tropas.
Xi disse que a situação internacional atual é complexa e cheia de mudanças. Ele disse que a crise na Ucrânia tem persistido e é difícil de resolver. Ele acrescentou que estaria disposto a conversar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy “quando as condições estiverem certas”.
A União Européia importa mais mercadorias da China do que de qualquer outro lugar. No entanto, Von der Leyen observou que o déficit comercial atingiu mais de 400 bilhões de dólares e reconheceu que as relações são “extensas e complexas”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















