Política da França em relação a Taiwan continua inalterada”, dizem legisladores franceses
Legisladores franceses que visitaram Taipei transmitiram uma mensagem do Presidente Emmanuel Macron de que a política de Paris em relação a Taiwan não mudou.
Uma delegação da Assembléia Nacional francesa liderada pelo legislador Eric Bothorel chegou na segunda-feira (17), e se encontrou com o vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, na terça-feira (18).
Sua visita ocorreu em meio à controvérsia sobre um recente comentário de Macron a respeito das diferenças entre os EUA e a China em relação a Taiwan.
Em uma entrevista realizada por um jornal econômico francês e outros meios de comunicação no dia 9 de abril, Macron disse: “O pior seria pensar que nós, europeus, devemos nos tornar seguidores deste tema e nos adaptar ao ritmo americano ou a uma reação exagerada chinesa”. Ele disse que a Europa não deveria entrar em uma “lógica de bloco contra bloco”.
O escritório presidencial de Taiwan citou Lai como tendo dito durante a reunião de terça-feira (18), que a França e Taiwan estão muito distantes, mas que ambos valorizam a democracia e perseguem o espírito de liberdade, igualdade e fraternidade.
Lai afirmou que a expansão do autoritarismo representa um desafio para o mundo inteiro, e que nenhum país está fora desse reino.
Bothorel respondeu que Macron deseja reafirmar o apoio da França ao status quo no Estreito de Taiwan enquanto expressa que a “vontade de Paris de cooperar com Taiwan está intacta”.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan revelou que, após as observações iniciais de Macron, ele havia, imediatamente, transmitido preocupações a Paris.
Após a última mensagem de Macron, ele disse que aprecia a reafirmação do presidente e do governo francês sobre seu apoio à paz e estabilidade no Estreito de Taiwan.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















