2.6 C
Kóka
terça-feira, 2 dezembro, 2025 3:08: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisadores simulam danos causados pelo uso de armas nucleares no nordeste da Ásia

Um grupo de pesquisadores do Japão e de outros países simularam as mortes diretas e indiretas que poderiam ser causadas pelo uso de armas nucleares no nordeste asiático.

spot_img

Pesquisadores simulam danos causados pelo uso de armas nucleares no nordeste da Ásia

Um grupo de pesquisadores do Japão e de outros países simularam as mortes diretas e indiretas que poderiam ser causadas pelo uso de armas nucleares no nordeste asiático.

A Universidade de Nagasaki, no oeste do Japão e outros órgãos, incluindo uma instituição de pesquisa dos EUA, realizaram em conjunto uma análise de simulação levando em conta as estratégias nucleares dos países envolvidos e a situação na região.

O projeto conjunto de pesquisa tem como objetivo garantir que as armas nucleares nunca mais sejam utilizadas.

Os pesquisadores analisaram cinco possíveis casos de uso de armas nucleares no nordeste da Ásia e realizaram uma simulação do que poderia se seguir se as armas nucleares fossem usadas.

Em um caso, assume-se que na Península Coreana, três armas nucleares são usadas pela Coréia do Norte e pelos Estados Unidos.

Em outro caso, envolvendo duas potências nucleares que lutam por Taiwan, é um modelo do que poderia acontecer após um total de 24 armas nucleares serem usadas, incluindo bombas de alto rendimento.

Os pesquisadores quantificaram o número de mortes com base em uma análise dos efeitos como o fluxo de calor causado por uma explosão nuclear e a precipitação radioativa.

Mesmo que apenas uma arma nuclear seja usada, a simulação mostra que 220.000 pessoas, ou cerca de 25% da população da área alvo, morreriam em vários meses.

O uso de um grande número de armas nucleares, incluindo as de alto rendimento, poderia resultar na morte de 2,6 milhões de pessoas.

Os pesquisadores também simularam efeitos de tempestades de fogo que são múltiplos incêndios causados pela fusão do fluxo de calor em uma grande área, impulsionada pelas poderosas forças do vento criadas pela atualização térmica. Eles descobriram que as tempestades de fogo poderiam causar um grande número de vítimas em uma grande área.

As precipitações radioativas podem atingir uma área extensa, dependendo das condições climáticas. Até 920.000 pessoas podem morrer de câncer no decorrer de algumas décadas.

O professor Suzuki Tatsujiro do Centro de Pesquisa para Abolição de Armas Nucleares da Universidade de Nagasaki adverte que o mal-entendido e a falta de comunicação entre nações rivais pode levar ao uso de armas nucleares. Ele diz que mesmo que apenas uma seja usada, isso inevitavelmente causaria danos devastadores.

Suzuki exorta os líderes das potências nucleares a enfrentar os riscos potenciais e rever suas estratégias de defesa que dependem da dissuasão nuclear.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img