Novo presidente do Banco do Japão continuará política de flexibilização monetária
O novo presidente do Banco do Japão, Ueda Kazuo, diz que continuará com as políticas de seu antecessor, Kuroda Haruhiko, e trabalhará para alcançar a estabilidade de preços de 2% de inflação. Ele também diz que continuará com a flexibilização monetária em larga escala.
Ueda, que assumiu seu cargo como presidente do BOJ – Bank of Japan, no domingo (9), realizou uma coletiva de imprensa na segunda-feira (10). Ele disse: “Até agora, o Banco do Japão tem estado à frente do resto do mundo na implementação de uma variedade de políticas monetárias não tradicionais. Aproveitando isto, eu gostaria de fazer esforços tanto em aspectos teóricos quanto práticos para completar a missão de alcançar a estabilidade de preços”.
Ueda também mencionou o controle da curva de juros do banco, ou política YCC, que tem mantido rendimentos de curto prazo negativos e rendimentos de longo prazo em torno de 0%.
Ele disse: “Eu acho apropriado continuar o controle da curva de juros à luz da atual situação econômica, de preços e financeira”.
Antes da conferência de imprensa, Ueda reuniu-se com o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio. Eles concordaram que não há necessidade de revisar, imediatamente, uma declaração conjunta de 2013 visando a estabilidade de preços de 2%.
Eles também concordaram em manter uma comunicação próxima contra o pano de fundo da incerteza na economia global para implementar políticas de forma flexível.
Ueda é um ex-membro do conselho de políticas do Banco do Japão e o primeiro administrador acadêmico do pós-guerra. O alto funcionário do BOJ e os vice-presidentes cumprem mandatos de cinco anos.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am