Navios chineses permanecem em águas territoriais japonesas por mais de 80 horas
A Guarda Costeira do Japão informa que navios do governo chinês invadiram as águas territoriais japonesas perto das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, e ali permaneceram por 80 horas e 36 minutos.
Isso representa a maior intrusão nas águas territoriais do país por tais navios, desde que o governo japonês comprou algumas das ilhas de um proprietário privado japonês em 2012. O recorde anterior foi de 72 horas e 45 minutos registrados de 22 a 25 de dezembro do ano passado.
A guarda costeira diz que quatro embarcações do governo chinês começaram a entrar nas águas próximas às ilhas de Minamikojima e Uotsurijima pouco depois das 11 horas da manhã de quinta-feira(30). Eles pareciam estar seguindo três barcos de pesca japoneses.
A guarda costeira diz que um dos barcos chineses deixou a área no sábado à noite, após um dos barcos de pesca ter feito isso. Acrescenta que os outros barcos chineses também saíram de lá às 19h44 do domingo.
A guarda costeira permanece em alerta e adverte os navios chineses para não entrarem novamente nas águas.
O Japão controla as ilhas Senkaku. A China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do país, em termos de história e direito internacional. Diz que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
- íNDICE Nikkei 225 atinge recorde histórico intradiário - 25 de fevereiro de 2026 11:52 am
- 15 japoneses são detidos em Phnom Penh por suspeita de fraude - 25 de fevereiro de 2026 11:45 am
- Líderes europeus marcam 4 anos da invasão russa em Kyiv - 25 de fevereiro de 2026 11:40 am


















