Navio chinês coleta de informações de navegação em torno do Japão
O Ministério da Defesa do Japão diz que um navio de coleta de informações chinês entrou no Mar da China Oriental, completando uma viagem ao redor do arquipélago japonês.
A Força Marítima de Auto-Defesa do Japão confirmou o navio da marinha chinesa navegando a sudoeste, no Pacífico, cerca de 70 quilômetros a nordeste da Ilha Tanegashima, Prefeitura de Kagoshima, por volta das 14 horas de sábado (15).
Em seguida, entrou no Mar da China Oriental, após uma passagem pelo Estreito de Osumi no domingo (16), limitando uma viagem de cerca de meio mês ao redor do arquipélago japonês.
O navio entrou no Mar do Japão vindo do Mar da China Oriental, através do Estreito de Tsushima, em 28 de março. Passou pelo Estreito de Tsugaru, no norte do Japão, para entrar no Pacífico.
O navio então viajou para o sul, passando pela zona contígua perto das Ilhas Izu, logo após as águas territoriais do Japão, em 10 de abril.
Oficiais do Ministério da Defesa estão atentos ao navio. Uma viagem semelhante feita por um navio de inteligência da marinha chinesa também foi avistada de junho a julho do ano passado.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















