Ministros das Relações Exteriores do Irã e da Arábia Saudita se reúnem em Pequim e reafirmam laços mais estreitos
Os ministros das Relações Exteriores do Irã e da Arábia Saudita declaram que seus países fortalecerão os laços econômicos e de segurança, após um acordo mediado pela China no mês passado, para restaurar as relações diplomáticas.
O Ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, encontrou-se com o Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, em Pequim, na quinta-feira (6).
Em uma declaração conjunta, eles confirmaram que os dois lados reabrirão as embaixadas.
Eles também disseram que discutiram a retomada dos vôos diretos e a facilitação da concessão de vistos para os cidadãos.
Teerã e Riad cortaram os laços diplomáticos em 2016 depois que manifestantes no Irã atacaram a Embaixada da Arábia Saudita após a execução de um clérigo muçulmano xiita pela Arábia Saudita.
Pequim intermediou um acordo, no mês passado, para o restabelecimento das relações diplomáticas.
Em uma sessão de fotos na quinta-feira (6), o ministro chinês das Relações Exteriores, Qin Gang, ficou no meio, de mãos dadas com os diplomatas do Irã e da Arábia Saudita.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse aos repórteres que a China continuará contribuindo com sua sabedoria e poder para promover a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento do Oriente Médio.
Os Estados Unidos têm sido, tradicionalmente, o principal mediador na região durante décadas.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















