Mais de 70 aeronaves chinesas confirmadas em torno de Taiwan pelo segundo dia consecutivo
Taiwan confirmou que a China lançou em torno de 70 aeronaves, em um período de 10 horas, no domingo (9), o segundo dia de exercícios militares chineses na área.
O Ministério da Defesa de Taiwan diz ter detectado 70 aviões chineses nas proximidades, incluindo caças, entre 6 da manhã e 4 da tarde no domingo (9).
O ministério acrescenta que metade deles cruzou a linha mediana, que é uma fronteira não oficial no Estreito de Taiwan destinada a evitar confrontos acidentais entre as forças chinesas e taiwanesas.
Este é o segundo dia consecutivo em que mais de 70 aviões chineses operaram em torno de Taiwan. Os analistas dizem que a China tem procurado manter Taiwan e os Estados Unidos sob controle.
No sábado (8), a China iniciou três dias do que chama de patrulha de prontidão de combate e exercícios militares em torno de Taiwan.
Os exercícios são vistos como uma resposta à recente reunião da Presidente, Tsai Ing-wen, de Taiwan, nos Estados Unidos, com o Presidente da Câmara, Kevin McCarthy.
A Televisão Central Estatal da China relata que o exército, a marinha, a força aérea e a força de foguete, realizaram ataques simulados de precisão em alvos chave em Taiwan e nas águas adjacentes.
A CCTV também transmitiu, o que descreveu como filmagens de exercícios, mas não revelou quando e onde eles aconteceram.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















