Imagens mostram a base do reator nuclear de Fukushima severamente danificada
Um vídeo do interior do reator número 1 da usina nuclear Fukushima Daiichi, paralisado, mostra grandes danos à base, levantando preocupações sobre sua capacidade de resistir a futuros terremotos.
O reator No.1 e outros dois da usina derreteram após o terremoto e o tsunami de março de 2011.
O operador, Tokyo Electric Power Company – TEPCO, divulgou na terça-feira (4), um vídeo mostrando o interior do suporte do pedestal – uma estrutura de apoio ao reator.
O vídeo foi filmado no final de março, colocando um robô submarino no vaso de contenção do reator, que é preenchido com água para esfriar o combustível.
As imagens têm linhas brancas causadas pela radiação, indicando altos níveis no interior do pedestal.
A matéria acumulada pode ser vista na parte inferior do pedestal. Parece ser lixo nuclear – uma mistura de combustível nuclear derretido e outros materiais. A TEPCO diz que o acúmulo parece ter de 40 a 50 centímetros de altura.
O vídeo também mostra que a parede do pedestal, que é de forma cilíndrica, tem danos que se estendem até a metade de sua circunferência.
A TEPCO diz que uma seção da parede de concreto a um metro do fundo se desmoronou, expondo as barras de aço de reforço, algumas das quais estão deformadas.
A empresa já disse, anteriormente, que mesmo que parte dos pedestais fosse danificada, a capacidade da planta de resistir a terremotos não seria comprometida.
Mas a TEPCO diz, agora, que o último vídeo mostra que os danos podem ser mais graves do que o esperado. Ela planeja analisar o vídeo para reavaliar o possível impacto.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















