Finlândia ingressa oficialmente na OTAN
A Finlândia juntou-se oficialmente à Organização do Tratado do Atlântico Norte. Isto torna a nação nórdica o 31º membro da maior aliança militar do mundo.
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou a adesão junto com o Presidente finlandês, Sauli Niinisto, na sede da OTAN em Bruxelas.
Stoltenberg disse: “A partir de hoje, 31 bandeiras voarão juntas como símbolo de nossa unidade e de nossa solidariedade. Aderir à OTAN é bom para a Finlândia. É bom para a segurança nórdica e é bom para a OTAN como um todo”.
O evento marca o fim de décadas de não-alinhamento militar para a Finlândia. O país tem uma fronteira com a Rússia que se estende por cerca de 1.300 quilômetros.
Helsinki mudou sua política em resposta à invasão russa da Ucrânia e solicitou em maio passado a adesão à OTAN junto com a vizinha Suécia.
Ao aderir à aliança, a Finlândia duplicou a extensão da fronteira que a Rússia partilha com a OTAN.
O presidente russo, Vladimir Putin, há muito se opõe à expansão da OTAN. Seu porta-voz diz que Moscou será forçada a tomar, o que ele chama de, contramedidas para garantir a segurança da Rússia.
A questão agora é quando a Suécia poderá aderir à aliança. Os membros da OTAN, Turquia e Hungria, mantiveram a proposta de Estocolmo em espera.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















