Filha do líder Thaksin candidata-se a primeira-ministra da Tailândia
O maior partido de oposição da Tailândia apresentou seus candidatos a primeiro-ministro. Está prevista uma eleição geral para meados de maio.
O Partido Pheu Thai nomeou, oficialmente, Paetongtarn Shinawatra, como um de seus candidatos para chefiar o governo. Ela é filha de Thaksin Shinawatra, ex-primeiro-ministro deposto.
O partido realizou uma grande manifestação de campanha na quarta-feira (5), perto da capital, Bangkok. Ele lidera a corrida com o apoio de quase 50% dos eleitores, de acordo com a última pesquisa.
Paetongtarn disse que seu partido trabalhará em conjunto para “retomar a democracia”. Ela disse que é “retomar o bom sustento e a prosperidade que tem faltado na última década”.
Paetongtarn disse que ela precisa vencer como uma avalanche. Quinhentos assentos na Câmara dos Deputados estão prontos para serem conquistados. Espera-se que seu partido conquiste a maioria dos assentos.
Mas o primeiro-ministro será escolhido por ambas as câmaras. O Senado tem uma participação significativa, com 250 membros que foram escolhidos pelos militares.
O primeiro-ministro em exercício, Prayut Chan-o-cha, apresentou sua candidatura ao Partido da Nação Tailandesa Unida. A última pesquisa coloca seu partido em terceiro lugar na corrida, com cerca de 12%.
Ele liderou o golpe militar da Tailândia em 2014, e se tornou primeiro-ministro interino. Ele se tornou primeiro-ministro após vencer as eleições do país em 2019.
- Cúpula entre Trump e Putin no Alasca termina sem acordo - 17 de agosto de 2025 12:02 am
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am